Você sabe como (se) engajar?
Estamos vivendo um novo momento em nossas vidas, seja pela mudança das nossas rotinas, seja pelo despertar das nossas consciências, seja pelo medo das perdas e pela valorização da vida.
Esse novo momento caiu de paraquedas em nossas cabeças, mas, ao mesmo tempo que já dava sinal de uma doença humana instalada e no automatismo que vivíamos, cresceu sem que enxergássemos.
Essência, o amor
O novo momento veio para que pudéssemos valorizar o que realmente tem valor e pudéssemos nos conhecer melhor, pois muitos de nós vivíamos totalmente fora da realidade deixando muitas das vezes a vida levar….
O bem mais precioso que temos somos nós mesmos e infelizmente não estávamos dando o valor necessário.
Somos criaturas humanas e precisamos um do outro, pois somos feitos da mesma essência, o amor.
Nesse sentido, tenho conversado com várias pessoas e na maioria o sentimento é o mesmo… vazio, perdido, pensativo, ansioso, com medo… como também percebo muita vontade de ser feliz.
Quantas coisas boas também conseguimos aprender, compartilhar e talvez começarmos a entender um pouco o sentido da vida? Ou seja, temos que olhar para esse momento como uma grande oportunidade de voltamos para dentro de nós mesmos. Fomos resgatados a tempo ainda de fazer as mudanças que tanto desejamos e que começam em nós mesmos.
Flow, engajamento, psicologia positiva
Para termos a tal felicidade sonhada que chamamos de flow – estado que deixamos fluir a positividade – precisamos de mais engajamento na vida profissional e pessoal, pois uma não anda sem a outra.
Para termos engajamento, a melhor ferramenta da psicologia positiva no meu entendimento é o uso das forças de caráter.
De acordo com os pesquisadores da psicologia positiva Martin Seligman e Christopher Peterson, forças são elementos de caráter associados a virtudes. Para eles, as forças são “ingredientes psicológicos” que definem as virtudes.
Vamos falar um pouco dessas virtudes e forças?
Sabedoria e conhecimento:
- Criatividade
- Curiosidade
- Mente aberta
- Amor ao aprendizado
- Perspectiva
Coragem:
- Bravura
- Persistência
- Integridade
- Zest ou vitalidade
Humanidade:
- Amor
- Bondade
- Inteligência Social
Justiça:
- Cidadania
- Equidade
- Liderança
Temperança:
- Humildade e modéstia
- Prudência
- Autorregulação ou autocontrole
- Perdão e misericórdia
Transcendência:
- Apreciação da beleza e da excelência
- Gratidão
- Esperança
- Humor
- Espiritualidade
Possuímos as 24 forças em diferentes níveis e as nossas forças de assinatura são as cinco que usamos com mais intensidade.
Assim, quando empregamos essas 5 forças com intensidade em tudo que fazemos, sentimos a grande diferença no engajamento, nos sentindo felizes, motivados, com foco e muito mais produtivos.
As empresas estão utilizando cada dia mais as ferramentas da psicologia positiva para criar uma grande força de engajamento de seus colaboradores, pois conforme pesquisa feita pelo Instituto Gallup com 225 mil pessoas em 142 países, o percentual de colaboradores engajados resume-se a meros 13% da força de trabalho mundial. Isso significa que apenas 1 de cada 8 trabalhadores está engajado.
Profissionais engajados são, hoje, o sonho de toda empresa. E há bons motivos para isso. Pesquisa feita pelo Gallup com mais de 1,3 milhão de trabalhadores em 192 organizações descobriu que aquelas nas quais o engajamento é maior, 22% são mais lucrativas, 21% mais produtivas, e o absenteísmo é 37% menor do que aquelas que apresentam menor porcentagem de colaboradores engajados.
Portanto, precisamos nos conectar mais com as emoções positivas que geram vínculo, são elas:
O amor, a alegria, a satisfação, o respeito e a gratidão. Essas emoções tendem a resultar numa relação mais próxima, estimulando o vínculo interpessoal.
E você: o que está fazendo para ser feliz?
Com muito amor Cátia Magalhaes
*****************************
>>> Cátia é Diretora Executiva na D’or Consultoria, especialista em saúde suplementar e programas de qualidade de vida com experiência de mais de 27 anos. É formada em seguros, psicologia positiva e master coach. Apaixonada por pessoas!
Quer conhecer mais sobre o conceito de Flow? Leia o artigo de Nélio Bilate: Propósito de Vida, o amor como condutor • friendsBee
Foto de truthseeker08-2411480 ✨