A CNV foi criada por Marshall Rosenberg, pois em sua tenra infância já observava e se perguntava o porquê das pessoas terem uma forma de agir pouco compassiva, se a natureza do Ser Humano é compassiva. Nesse sentido Marshall deixou um grande legado até 7/2/2015, quando da sua morte. Assim, vejo como uma forma de honrá-lo e homenageá-lo escrevendo para friendsBee sobre como a CNV pode nos impactar positivamente.
A CNV tem como premissa contribuir para que possamos ter uma vida, consigo mesmo e com o outro, com mais sintonia e conexão. Ela nos ajuda a dar um mergulho interno e verificar como nos maltratamos diante das situações e consequentemente acabamos por ser intolerantes com o outro. No entanto, é mais fácil ser tolerante com um amigo do que consigo mesmo.
Conhecendo os próprios sentimentos e emoções
Primeiramente, uma das formas de buscarmos essa conexão consigo mesmo é aprender a lidar com nossos sentimentos, o que não nos foi ensinado na grande maioria das vezes. E não foi porque nossos pais também não sabiam e não questionavam. Com isso, hoje muitos de nós adultos não sabemos lidar com as emoções e acabamos por magoar, ferir a nós mesmos ou ao outro, sem que necessariamente tenhamos consciência do próprio comportamento.
Aprender a lidar com as emoções tem a ver com a capacidade que eu tenho de perceber como meu corpo reage diante de uma situação de estresse, o que sinto e o que penso.
O primeiro passo é exercitar a autoempatia e a autocompaixão e não sair se culpando porque fez algo que não gostaria, pois não vai resolver nada. O primeiro sinal que recebemos vem, como disse acima, do nosso corpo. Em outras palavras, ele avisa antes mesmo da nossa mente perceber. Eu costumo dizer que nosso corpo é soberano. Eu preciso perguntar para mim mesmo o que está acontecendo comigo, o que estou pensando, o que estou sentindo, o que é importante para mim.
E como faço isso? Tendo a clareza dos sentimentos. Você sabia que temos mais de 100 sentimentos diferentes mas infelizmente só aprendemos alguns, como raiva, alegria, nojo, tristeza e o medo? Se você estiver lembrando do filme Divertida Mente faz sentido. Fazer essa conexão consigo mesmo antes de sair por aí dizendo “suas verdades” ou “se culpando”, vai ajudar você a ter uma vida emocionalmente, mentalmente e fisicamente mais equilibrada e feliz.
Nossas necessidades básicas
O próximo passo, depois de identificar os sentimentos, é perceber que necessidade sua não está sendo atendida. Contudo, este é outro elemento que também não aprendemos a identificar em nossa vida. Tem uma frase do Marshall que é excelente:
“Todo conflito nasce de uma necessidade não atendida”.
O mais interessante é que temos 26 necessidades básicas universais e na maioria das vezes a nossa necessidade é a mesma do outro, só não sabemos expressar da melhor forma e aí os conflitos nascem.
Assim, quando temos a clareza dos sentimentos e das necessidades a serem atendidas, podemos formular um pedido a nós mesmos e ao outro para atender a essas necessidades.
Vale lembrar que pedir não é exigir e nem condicionar! Mas estar aberto a ouvir um “não” do outro, o que também não aprendemos, pois quando o outro me diz não, tendemos a achá-lo egoísta.
A CNV nos ajuda a sair dos próprios erros e dos erros do outro para ambas as necessidades não atendidas e, assim, buscarmos de uma forma positiva, favorável e que nos faça ter relações intra e interpessoais mais gratificantes.
Top dicas
Vou deixar abaixo 10 ações que você pode fazer para exercitar a CNV. Essa lista nos foi solicitada pelo Centro de Comunicação Não Violenta* para divulgar e contribuir para a paz interna, interpessoal e organizacional.
1. Passe algum tempo todos os dias refletindo calmamente sobre como você gostaria de se relacionar consigo mesmo(a) e com os outros.
2. Lembre-se que todos os seres humanos têm as mesmas necessidades.
3. Cheque sua intenção para ver se está tão interessado(a) no bem-estar dos outros quanto no seu.
4. Quando pedir a alguém para fazer algo, cheque primeiro se você está fazendo um pedido ou uma exigência. (Você estaria OK se recebesse um “não” como resposta?)
5. Ao invés de dizer o que você NÃO quer que alguém faça, diga o que você QUER que a pessoa faça.
6. Ao invés de dizer o que deseja que alguém SEJA, diga que ação gostaria que a pessoa fizesse que você espera e irá ajudá-la a ser daquele jeito.
7. Antes de concordar ou discordar com as opiniões de alguém, busque se sintonizar com o que a pessoa está sentindo e precisando.
8. Em vez de dizer “Não”, diga que necessidade sua o(a) impede de dizer Sim.
9. Se você está se sentindo chateado(a), pense que necessidade sua requer atenção e o que você poderia fazer para se conectar com essa necessidade, em vez de pensar sobre o que está errado com os outros ou com você.
10. Em vez de elogiar alguém que fez algo que você gosta, expresse gratidão dizendo de que forma o que ele(a) fez ou falou o(a) tocou.
Conclusão
Lembrando que a CNV não é técnica ou ferramenta, mas sim uma forma de viver a vida. A CNV é uma das formas de buscarmos o autoconhecimento e expandirmos nossa consciência.
*“O Center for Nonviolent Communication (CNVC) gostaria que houvesse uma massa crítica de pessoas usando a Comunicação Não-violenta para que todos tenham suas necessidades atendidas e resolvam seus conflitos de forma pacífica. Gary Baran & CNVC. O direito de reproduzir gratuitamente este documento é aqui concedido.”
****************************************************************************
Wania é Master Coach há 11 anos, palestrante motivacional, desenvolvedora e facilitadora de oficinas e workshops, especialista em CNV-Comunicação Não Violenta e Resiliência, Analista Comportamental e de Liderança, Constelação Sistêmica, Mediação de Conflitos e Consultora em Liderança Sociocrática. Coautora de 5 livros. Colunista da Revista Cloud Coaching. Co-facilitadora dos Grupos de Estudos em Liderança Espiritualizada e CNV na ABRH-SP. MBA em Gestão de Negócios e Coaching, Pós-Graduada em Dinâmicas dos Grupos, Pós-graduanda em Neurociência na Psicologia Aplicada, Administradora de Empresas e Pedagoga, com mais de 30 anos em carreira corporativa, com vivência em 5 fusões aquisições.
Instagram: @waniamoraestroyano
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/wania-moraes-troyano-a0437b
e-mail: [email protected]
site: https://www.estacaolideranca.com.br/
Imagem de Prawny ✨