Nossa História – perspectiva de passado, presente e futuro

Gosto de acreditar que o passado reserva uma enorme oportunidade de ensinar o que realmente importa e é muito valioso para nós. Mas observo que frequentemente quando pensamos no passado, criamos imagens perfeitas para tudo que poderíamos ter feito e que obviamente não fizemos.

É verdade. Em contrapartida pondero que é muito fácil julgar, condenar nossos atos depois de feitos, difícil mesmo tem sido reconhecer que quando agimos, fazemos o melhor que conseguimos. E é nessa perspectiva que quero refletir sobre os aprendizados que todas essas lembranças trazem desse tempo que se foi. 

Na medida que conseguimos reconhecer, acomodar, aceitar, integrar o passado e reverenciar a sabedoria que ele nos revela, abrimos espaço para que nossas forças se apresentem mais e mais. Um jeito também de assumir que você estava ali o tempo todo. Você que foi o grande criador de toda essa trama que é a sua história.

Não podemos mudar o passado, afinal ele já se foi. Mas, no hoje, encontramos a chance de fazer por mais um dia o melhor que conseguimos. Podemos buscar mais presença em nosso agir, mais convicção, mais sabedoria, mais coerência entre o que queremos e o que sentimos. E, possivelmente, quando ele se tornar passado, teremos um tanto mais de orgulho de tudo que realizamos.

Gosto de incrementar o presente com a inspiração do futuro.

Essa provocação mostra que o que almejamos precisa ser iniciado e cuidado antes de nascer. Plantamos ações todos os dias desse futuro que sonhamos. Se quero ter saúde e longevidade preciso cuidar da minha alimentação, do meu sono, da minha qualidade de vida, hoje! Se quero comprar algo valioso e não tenho o montante necessário, preciso poupar desde hoje para um dia viabilizar esse tão esperado sonho.

O que quero dizer é que a realização dos milagres que tanto esperamos é feita por nós, a cada dia.

Cada história é única, não tem erros nem acertos. Ela reúne muitas lições aprendidas e ótimas oportunidades para se conhecer bem, se aceitar mais e se fortalecer a cada passo. Um caminho possível para você seguir em frente fazendo o que precisa ser feito da melhor forma, aprendendo e reverenciando seus passos de ontem, consciente no “aqui e agora” e nutrido de toda esperança pelo amanhã.

Para refletir:

– Quais são os aprendizados do seu passado?

– Como você percebe a sua vida hoje?

– Qual tem sido a sua contribuição hoje?

– O que gostaria de mudar no seu contexto atual?

– Que vida sonha para você?

– O que tem feito para alcançar os milagres que deseja?

Aline é co-autora do livro “Autoconhecimento: Uma Jornada de A a Z” , onde aprofunda o tema deste artigo: https://www.amazon.com.br/Autoconhecimento-jornada-Craveiro-Carlos-Fran%C3%A7a/dp/8580884497/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=autoconhecimento+uma+jornada+de+a+a+z&qid=1604519384&sr=8-1

Compartilhe



outros artigos recentes

Exaustão emocional causa infelicidade

Exaustão emocional, a obrigação de ser feliz

A vida não é o reino da fantasia das fotos publicadas nas redes sociais. Não somos felizes o tempo inteiro, e tudo bem! A pressão pela felicidade causa exaustão emocional. É preciso manter um espaço psíquico para elaboração de medos, angústias, perdas e para lidar com sensações de incapacidade, cansaço, frustração. Assim desenvolvemos a capacidade de superar os obstáculos da vida com serenidade.

Ler mais »
O Homem Contemporâneo

O papel do homem na sociedade contemporânea

Cada experiência, cada pessoa com quem convivemos, cada história que ouvimos nos oferece uma janela para realidades fora de nossa bolha. Como homens, podemos iniciar essa transformação refletindo sobre nossos preconceitos e comportamentos, reconhecendo que fazemos parte de uma sociedade que perpetua certas injustiças.

Ler mais »
Zona de Conforto

Na Zona de Conforto para a Felicidade

“zona de conforto” é um lugar seguro, um refúgio, sensação de um abraço de mãe, um lugar de acolhimento, definitivamente um bom lugar para se estar, mas parece que não podemos. Será mesmo?

Ler mais »
Diversidade, Equidade, Inclusão

Diversidade, Equidade, Inclusão e os impactos na Saúde Mental

Diversidade não é fim, mas meio. Para que seja positiva para as pessoas e para as empresas, é preciso que as diferenças sejam respeitadas e consideradas. Sentir-se incluído é o combustível interior do engajamento. Ganham as pessoas, ganha a empresa, ganha a sociedade. Como fazer isso, é o que aborda este artigo.

Ler mais »

friendsBee, polinizando o bem.

friendsBee, polinizando o bem.